Capítulo DeMolay

Introdução

A Ordem DeMolay é uma sociedade discreta de princípios filosóficos, fraternais, iniciáticos e filantrópicos, para jovens do sexo masculino com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos. Após 21 anos o jovem recebe o título de Sênior DeMolay e seu papel muda de aprendiz para mentor. À esta Ordem está filiada outras como a Ordem dos Escudeiros (8 à 12 anos), Cavalaria (16 à 21 anos), etc.

História

Fundada em 18 de Março de 1919 por Frank Sherman Land, um maçom que notou a falta de orientação, por parte da sociedade, para os jovens que logo entrariam na vida adulta e encontrariam desafios e problemas que não estavam preparados para enfrentar e que exigiam, além do conhecimento profissional ensinado nas escolas, um caráter fortalecido. Com isto em mente o sábio fundador da Ordem reuniu jovens que já vinham buscando por sua ajuda, e estes convidaram seus amigos, e realizou a primeira reunião DeMolay dentro do Templo Maçônico.

Atualmente a Ordem DeMolay tem caráter    mundial, com cerca de 8 milhões de membros em todo o mundo e mais de 200 mil no Brasil, sendo possível que seus membros se reconheçam através das barreiras da cultura e da língua por meio de gestos e palavras universais.

Alicerces

 Com o objetivo de ensinar aos jovens sobre a cidadania e o bom caráter, a Ordem DeMolay se baseia em 7 princípios fundamentais, chamados de as sete luzes ou as sete virtudes cardeais:

  • Amor filial: O amor e carinho pelos pais, os quais foram o primeiro contato do jovem com o mundo e sacrificaram-se por diversas vezes para garantir o bem estar de seus filhos. O primeiro passo de um DeMolay é reconhecer a importância daqueles que o acolheram e se dedicar a retribuir aquilo que lhes foi dado.
  • Reverência pelas coisas sagradas: A religião é a crença mais forte que um indivíduo pode ter, e também é aquela que mais se ramifica na espécie humana. Respeitar a religião do próximo é o primeiro passo para que as barreiras culturais sejam quebradas e a convivência pacífica possa existir entre os irmãos e irmãs deste mundo.
  • Cortesia: Educação, respeito e solidariedade são as bases para que qualquer trabalho realizado em grupo possa ser realizado com sucesso. Assim os membros desta Ordem aprendem que a comunicação cortês deve estar intrínseca a qualquer relacionamento social.
  • Companheirismo: A estrada da vida é tortuosa, tendo momentos bons e momentos ruins, e a busca por alguém para compartilhar estes momentos é o melhor jeito de caminhar. Sendo assim os irmãos desta Ordem devem reconhecer a importância da amizade, da diversão nos momentos bons e do apoio nos momentos ruins.
  • Fidelidade: A falsidade é o caminho mais curto para destruir a confiança de uma relação. Assim é esperado que um DeMolay se mantenha fiel a sua palavra e aqueles que o rodeia, mantendo suas promessas e votos.
  • Pureza: O mal é capaz de corromper as melhores intenções, destruir as melhores moradias e desfazer as maiores amizades. O jovem DeMolay deve se manter puro para preservar aquilo que está em sua volta e construir algo digno dos anos que estão por vir.
  • Patriotismo: Um verdadeiro patriota compreende a importância da cidadania e da cultura de seu país, sendo assim é esperado dos membros desta Ordem uma participação ativa na sociedade nos períodos de paz e de guerra.

Capítulo DeMolay

Cavaleiros da Cruz de Lorena – 1156

O Capítulo DeMolay Cavaleiros da Cruz de Lorena localiza-se na cidade de Lorena/SP.

Entre em contato conosco, caso tenha interesse em conhecer e/ou participar de nossa Ordem.

Contatos:

 (12) 991103498 whatsApp

(12) 997649738 wathsApp

Pular para o conteúdo